sábado, 16 de março de 2013

Julgamento de Mizael Bispo

Ex-policial militar foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de Mércia  Nakashima.

A transmissão do julgamento de Mizael Bispo de Souza, o primeiro júri mostrado ao vivo pela internet, pelo rádio e pela TV no País, ofereceu aos telespectadores perspectiva diferente da encontrada por quem estava no plenário: ora mais completa, ora carente de alguns elementos importantes para se chegar a um veredicto pessoal sobre o réu. De toda maneira, a sensação é a de que foi possível chegar a uma conclusão com o que foi mostrado.


As três câmeras usadas não filmaram os sete integrantes do júri e exibiram apenas uma fileira da plateia. Também não mostraram familiares e só deram closes em Mizael quando ele prestou seu depoimento. Isso impediu ver as reações do conselho de sentença e do réu, fatores subjetivos que também contribuem para se formar um juízo mais completo do caso. O ânimo do público foi sentido em raros momentos, como no irônico "óóó..." emitido em uma falsa demonstração de pena por Mizael durante seu depoimento.

Apesar das limitações, o magistrado fez apenas uma censura às imagens, quando Márcio Nakashima, testemunha de acusação e irmão de Mércia, bateu boca com os defensores do réu. A publicidade e o caráter didático pretendido para o julgamento parecem ter sido alcançados, sem que ele se tornasse um espetáculo televisivo.

0 comentários:

Postar um comentário